Netotin do NETOIN!

Um espaço para amigos…

Diário dos Uivos #1: Pingando cores!

Eu tava feliz vagando pela internet como sempre e então me deparei com esse vídeo:

Seyit UYGUR { Ebru Artist } from Oguz Uygur on Vimeo.

E o que é isso? É pintura na água!

Ebru é o nome turco para a pintura na água. É uma técnica chamada de papel marmoreado. Ele recebe esse nome porque a forma com que a tinta se espalha na água lembra mármore.
Encontrei a versão japonesa que é chamada suminagashi, e parece que tem algumas variações. Visualmente eu só pude notar que ela é bem mais monocromática, mas não sei bem se os instrumentos são os mesmos.
Vocês podem encontrar vários vídeos do pessoal realizando essa arte.

Resolvi testar essa técnica com o que encontrei pela internet e irei compartilhar minha experiência com vocês.

Os materiais não são difíceis de se achar, então dá pra fazer inúmeras vezes, pois eles também não têm um preço inacessível.

MATERIAL:

  • Tinta a óleo (várias cores)
  • Aguarrás
  • Palitos, pentes, materiais para espalhar a tinta
  • Forma de alumínio
  • Jornais (para forrar)
  • Cartolina

COMENTÁRIOS:

O material não foi lá muito difícil de encontrar, eu só tive que matar aula dedicar um pouco do meu tempo livre para pesquisar, e fiz isso com alguns amigos então foi bem divertido. O bacana é que tudo é pertinho e a gente só perdeu duas aulas não chegou nem a gastar 90 minutos direito.

Tinta a óleo eu encontrei numa loja de produtos de festa, aquelas que tem fantasia e paineis. Cada tubinho custou cerca de R$ 3,40. Eu fiz pesquisas na internet sobre o preço antes disso, e achei o preço bom (o chato é que adicionei sem querer tinta acrílica…).  Comprei 8 cores, deu uns 27 pau.

Aguarrás eu girei procurando, mas mesmo assim girei pouco. Fui primeiro numa loja de produtos de limpeza… Nada, nada. Sorte que um dos meus companheiros teve a brilhante ideia de  passar numa loja de eletrônicos. Lá além dos eletrônicos, tem também luminárias e produtos para a casa, e o pessoal que nos atendeu foi gente boa. Se bem que… Na embalagem do produto tava escrito “venda proibida para menores de 18 anos, inalação pode causar a morte“… E eu pareço com tudo,  menos com gente grande e… De boa, de boa. Eu to vivinha.

Uwoof…
O resto foi supimpa, e ainda comprei uns incensos na loja em que comprei o pente. Um deles era de ópio, mas nem fiquei loucona. Aposto que não tem nada de ópio além do nome naquele bicho.

RECOMENDAÇÕES:
Antes de abrir a aguarrás, não esqueça de usar os equipamentos direitinho.
Eu usei luvas, máscara descartável e óculos.

Não recomendo fazer da mesma forma que fiz, com copos e pratos de plástico. Eles rasgam muito fácil, então é melhor usarem frascos de vidro ou algo do tipo.

E outra… eu não sei como que viajei ao ponto de tentar usar vinagre pra diluir a tinta a óleo.. Cá uma ilustração do resultado:

INSTRUÇÕES:


1. Eu não preciso dizer que o jornal é pra forrar o chão, né? Só botei essa foto porque achei ela bonitinha. Usei uma forma de bolo de mãe escondida, mas cobri com papel laminado. Para quem pretende fazer da mesma forma que fiz, tenha cuidado quando for usar o papel laminado. Ele rasga muito fácil e isso pode prejudicar tanto a pintura quanto a forma.

2. Hora de brincar com as tintas. Essa é a parte mais difícil, mas foi uma boa aula de química. Coloque um pouco de aguarrás no recipiente que vai usar, e essa quantidade vai variar de acordo com a quantidade de tinta a óleo que pôr. Na verdade eu li que deveria usar apenas 10% de aguarrás pra quantidade que você vai escolher de tinta… Visualmente eu não sei quanto é 10%, então foi pela tentativa mesmo. Pra misturar e amassar a tinta a óleo eu usei palitos.

3. Agora é pôr a água na forma. Recomenda-se água fria, mas quando eu fiz nem liguei pra temperatura e saiu o que vocês verão em breve. É só ir pingando.

4. Está pingado!

5. Agora é só pôr a cartolina em cima, com cuidado para que a água não passe por cima…

6. E coloca-se no varal para secar!

Parece que leva um tempo pra secar. Vou deixar lá no varal até sexta e ver no que deu.
Irei realizar o processo inteiro novamente, e espero que em todas as superfícies em que eu tentar passar o desenho pro material, funcionem.
Antes de escrever aqui, eu realizei a experiência uma outra vez.

2 Comentários

  1. Olha a Luna aí ~~~~

    • Éééééééé…

      Luna! Luna! Luna!^^

      E as instruções da loba, muito boas para todos. Yay!!!^^

      ~netin!

