Netotin do NETOIN!

Um espaço para amigos…

Diário dos Uivos #3: Sonhando com Netotins…

Sonhos da Loba…

No último diário, tentei explicar como se faz um Ebru (confiram aqui).

Agora irei tentar explicar (lol) como se faz um Apanhador de Sonhos.

Um apanhador de sonhos é uma mandala de cura que busca prender as coisas ruins do seu dia-a-dia, em sua teia. Assim sendo, seu real objetivo não é evitar pesadelos, mas jogar as energias ruins fora. É de origem indígena, e vocês podem encontrar algumas tribos que o usam na América do Norte e até mesmo aqui em nosso continente.

Diz-se que os sonhos revelam bastante da vida, e que interpretá-los é importante.

Nos Chippewa o material para criação do apanhador varia com a fase da vida do usuário, por exemplo para os bebês se usam ramos de salgueiro, e para adultos materiais mais firmes.

Kurapika não aprova esse post.

Diz-se que a aranha é a mãe do sol…

Me recordo vagamente de duas lendas sobre como os humanos tiveram contato com o apanhador de sonhos.

Na primeira, um homem sobe numa montanha e para ele aparece uma aranha, essa aranha faz o filtro dos sonhos em sua frente, e diz que se seguir o bem, o bem irá rodeá-lo, e se fizer coisas más, o mal voltará para ele. Então a finalidade do apanhador de sonhos irá depender do usuário.

Na outra lenda, uma senhora salvou uma aranha de ser morta pelo seu neto, e a aranha, agradecida, diz que irá ensiná-la a fazer um apanhador de sonhos. Ela dorme depois de ter aprendido, e penas de pombos e corvos ficam presas no apanhador…

Dependendo da tribo, o apanhador de sonhos acaba tendo algumas diferentas quanto ao significado e forma. É conhecido que o círculo muitas vezes representa o ciclo da vida em si, e a teia são os sonhos (aqui se encaixam seus sonhos da vida). O centro às vezes é vazio, é por lá onde as boas energias ficam. Em algumas tribos o círculo central é preenchido, muitas vezes por sementes.

A quantidade de linhas varia de acordo com a tribo e sua própria intenção. Os números mais utilizados e conhecidos são 7, 8 e 13. O apanhador de sonhos deve estar em uma janela ou em lugar que tenha contato com o sol, de preferência em seu quarto, onde dorme. Porque os raios da manhã o atingem e isso o purifica.

n-n-n-n-não é como se eu tivesse feito algum ritual, b-b-baka!

Se realmente quiser, pode fazer o ritual de consagração, purificação e energização. É claro, isso vai depender de sua intenção, pois alguns o usam como um instrumento decorativo.

Enfim, vamos para tecer as teias!

Vocês vão precisar de…

Algo que sirva como aro. Se encontrar ramos de salgueiro flexíveis, ótimo! Na verdade eu uso ramos de uma planta do jardim. E só pra constar, eles estão secos, okay? Diz-se que é bom agradecer às plantas quando se arranca uma parte viva delas. Você pode usar também um aro de qualquer coisa que não seja plástico. Quanto mais natural, melhor.

Algo que sirva como teia e que seja de fácil manuseio. Uso barbante branco e não recomendo fazer seu apanhador perto de um gato. Ah, e diz-se que as cores da linha importam. Então… procura significado das cores se quiser.

Penas se deseja enfeitar o seu apanhador. Cada pena tem uma simbologia, então se está interessado, faça uma pesquisa para descobrir para que cada pena serve. Não use penas sintéticas a não ser que realmente não se importe com o lado xamânico da coisa.

Miçangas e sementes. Isso se quiser enfeitar.

Primeiro quero deixar claro que minhas habilidades simétricas são um super lixo e que a forma final tem várias variações e você pode até ser original, o importante é respeitar sua intuição.

Para mostrá-los como fiz, tirei fotos e usei como apoio o meu joelhinho.

Passo #1

Antes de seguir esses passos, quando já tiver o aro em mãos, pegue a linha e tente criar uma área para que seu apanhador possa ser segurado.

Dê um nó e prenda a corda no aro. Depois, passe a linha por baixo do aro.

Agora boa sorte para compreender os passos seguintes.

Passo #2

Passo #3

Passo #4

Passo #5

Passo #6

Passo #7

Passo #8

Passo #9

E é isso. Pode ser meio estressante no começo mas depois dá pra ir pegando o jeito…

Err… os primeiros que fiz ficaram um lixo…

Essa pedra caiu. Até hoje to procurando. Sim, eu tentei prender a pedra só com corda.

E aí? Gostou?

~woof!

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: